LABORATÓRIO DE ESTRUTURAS e MATERIAIS (LEM-DEC)

O laboratório está capacitado para executar ensaios de estruturas de concreto armado e protendido, estruturas metálicas e mistas, materiais compósitos cimentícios, poliméricos e metálicos além de protótipos especiais e de sistemas construtivos. O LEM-DEC dispõe de uma área de 600 m², com duas lajes de reação (46 m² e 90 m²), contando com vários sistemas de transporte e içamento de peças estruturais e equipamentos.

A infra-estrutura disponível abrange diversos sistemas de atuadores hidráulicos servocontrolados da MTS (estáticos  e dinâmicos de até 500 kN), além de diversos sistemas de medição de deslocamentos e deformações. O sistema MTS servo-controlado permite a execução de ensaios com carregamentos cíclicos ou repetitivos, com vista a estudos de fadiga e efeitos de carregamentos dinâmicos. O sistema ainda dispõe de um controlador do tipo Flex-Test 60 e unidade hidráulica MTS modelo 505.120 (com capacidade para 452 litros por minuto). Para ensaios de estruturas e materiais com elevada capacidade portante o LEM-DEC tem uma Maquina de Ensaios Universais MTS 311.31 com capacidade de 1000 kN (estático e dinâmico) para ensaios em materiais e componentes para indústria da engenharia civil, aeroespacial, automotiva e de óleo e gás.

A execução de ensaios neste Laboratório conta com sistema completo de programas de computador e de interfaces que possibilitam medições de carga, aquisição de dados, armazenamento das leituras e interpretação dos resultados, de modo que todo o processo de ensaio possa ser gerenciado automaticamente. O sistema de aquisição de dados é de última geração (da marca HBM e National Instruments) o que permite o armazenamento e aquisição em elevadas frequências.

Para o estudo e fabricação de materiais cimentícios (incluindo concreto de alto desempenho, concreto fibroso, concreto massa e pastas de cimento para poço de petróleo) o LEM-DEC tem área com temperatura controlada, misturador planetário, betoneiras móveis e diversos equipamentos para caracterização física e química. Está em fase de construção o laboratório de deformações lentas com temperatura  e umidade  controladas. Nesse laboratório será possível realizar ensaios de retração autógena e por secagem; fluência à compressão e tração direta. Como parte integrante do LEM-DEC tem-se ainda o Laboratório de análise microestrutural e o Laboratório de Materiais Não-Convencionais.

O laboratório conta ainda com oficina mecânica com torno, fresa, plaina, furadeira, solda e ferramentas em geral; carpintaria para fabricação de formas e moldes e usinagem de amostras.

Os enasaios são realizados, principalmente, no âmbito de teses de doutorado e mestrado. O Laboratório é utilizado regularmente por cerca de oito professores pesquisadores com nível de doutorado, além dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Nos últimos cinco anos foram concluídas 36 teses de doutorado e de mestrado.