O comitê gestor do LEM-DEC é composto pelos professores Flávio de Andrade Silva e Daniel Carlos Taissum Cardoso.

O modelo de gestão dos equipamentos está dividido em três grandes áreas:

  1. Processos para gestão de manutenção
    Os processos de gestão da manutenção para os diversos equipamentos têm como principal responsável o Prof. Flávio de Andrade Silva e consistem no planejamento anual e execução da manutenção preventiva e corretiva de equipamentos do LEM-DEC. Para isso um plano anual é feito para identificar quais equipamentos necessitam de manutenção preventiva. A partir desse plano é realizado uma triagem sobre quais equipamentos necessitam da elaboração de contratos de assistência técnica para a sua manutenção.

  2. Processos para gestão de equipamentos
    Os processos de gestão de equipamentos no LEM-DEC têm  como principal responsável o Prof. Daniel Cardoso e consistem no controle do ciclo de vida dos equipamentos, desde a aquisição, instalação, treinamento e inventariação de novos equipamentos até o descarte no seu fim de vida. O Prof. Daniel é o responsável por manter um inventário atualizado para um bom controle do estado dos equipamentos.

  3. Utilização dos equipamentos
    Os processos relacionados com a utilização dos equipamentos do LEM-DEC têm como principal responsável o Prof. Flávio de Andrade Silva. O Prof. Flávio é o responsável pelo agendamento dos equipamentos.

A gestão de todos os equipamentos obedece a seguinte política:

  • Os professores responsáveis, técnicos e estudantes são responsáveis pela assistência colaborativa aos pesquisadores para o uso dos Equipamentos Multiusuários em seus projetos de pesquisa.

  • A instalação dos Equipamentos Multiusuários será sempre divulgada às unidades colaboradoras, esclarecendo as aplicações a que se destinam os equipamentos, assim como serão oferecidos cursos de treinamento para eventuais usuários.

  • Não será cobrado, em hipótese alguma, pelo uso de Equipamentos Multiusuários para as unidades executoras, colaboradoras e eventuais usuários futuros.

  • As equipes colaboradoras terão que providenciar seu próprio material de consumo para o uso do Equipamento Multiusuário, assim como deverá preparar o seu material de pesquisa quando necessário.

  • A instalação do Equipamento Multiusuário em determinada unidade não significa que esta poderá ter uso prioritário.

  • O pesquisador que desejar fazer uso do Equipamento Multiusuário terá livre acesso ao aparelho desde que seja observada sua agenda de uso a ser disponibilizada pela unidade executora.